Agosto 2003
 
Página 01
 

Programa de Manutenção Preventiva

 

Instrumental Cirúrgico e Aço Inoxidável

Sabemos que a maioria dos instrumentais
cirúrgicos é constituída de aço inoxidável e que
normalmente dois tipos de aços inoxidáveis,
resistentes ao calor, são utilizados na sua
fabricação:

Aço 304, do tipo austenítico (palavra que designa o tipo de estrutura formada pelos grãos de metal). Este tipo é o mais comum dos aços inoxidáveis e é utilizado para caixas, espátulas e materiais maleáveis, sem dureza;

Aço 420, do tipo martensítico, de maior dureza e capacidade de ser tratado termicamente, utilizado para tesouras, pinças e materiais que necessitam dureza em sua estrutura.

Como qualquer outro material, os aços inoxidáveis apresentam aspectos de fragilidade e limitação, que podem ir desde fenômenos de corrosão e fadiga mecânica até a formação de manchas superficiais diversas.

Na verdade, não existe uma composição química ideal que possa evitar todos os tipos de ataques, que poderiam causar manchas, falta de brilho ou mesmo corrosão.

Com a evolução tecnológica, a fabricação dos aços inoxidáveis apresenta qualidade superior aos que eram fabricados há trinta anos atrás, embora não pareça ser uma verdade. O fato é que, atualmente, outros fatores agridem de maneira mais severa os instrumentais: a água utilizada para a limpeza e esterilização dos instrumentais, além dos novos


 
produtos de limpeza (desinfetantes, desincrostantes e desengraxantes).

Em qualquer tipo de água há concentração de sais; concentração de elementos químicos podem deteriorar os instrumentais cirúrgicos durante os processos de limpeza e esterilização. O cloro é o mais crítico; porém, concentrações de ferro, cobre, manganês, magnésio ou silício também podem causar 'manchas' de diversas cores.

Outros agentes causadores de manchas podem ser:

Restos de produtos de limpeza,
Dosagens erradas na diluição de produtos,
Produtos de limpeza de qualidade duvidosa,
Problemas na qualidade do vapor da autoclave
---(falta de filtros adequados).

Ainda, concentrações de elementos químicos e ions de materiais pesados acima do especificado na norma ISO 11134, presentes na água para o vapor, influenciam na qualidade, ocasionando manchas e pontos de corrosão.

Percebemos, assim, que são inúmeros os fatores externos que podem interferir na qualidade do instrumental cirúrgico. Contudo, é fundamental a sua conservação, para mantê-los em perfeitas condições de uso para a equipe do Centro Cirúrgico.

Programa de Manutenção Preventiva


Este programa propõe ações que visam manter
 
 

 
  < página 01 - página 02 - página 03 - página 04 >