Maio 2004
Página 02

nas serrilhas dos instrumentos e nas articulações das peças.

O enxágüe do instrumental deve ser abundante, de preferência com água morna, que removerá melhor os resíduos sanguíneos ou de produtos de limpeza. A secagem dos instrumentos deve ser imediata e rigorosa, automatizada ou manual. Deve-se dar atenção especial às articulações, serrilhas e luz das peças (material vazado), antes de montagem.


Qual a importância da água para a execução
do serviço de limpeza, desinfecção e esterilização de instrumental cirúrgico ?


Quando o assunto é água, algumas características são importantes que se tenha conhecimento para que seja possível estabelecer a qualidade da água a ser utilizada no reprocessamento dos instrumentais cirúrgicos.

água dura causa incrustações principalmente em processos de alta temperatura, e ainda precipita sabões reduzindo a eficiência da limpeza. A
dureza é expressa em ppm de Ca CO3.


- Sílica: tem grande afinidade com cálcio
e magnésio, produzindo silicato de cálcio e magnésio. Precipitado, forma incrustação duríssima, atuando como isolante térmico.

- Sulfato presente como sulfato de cálcio, magnésio ou sódio; precipitado, pode ocasionar corrosão puntiforme e/ou sob depósito.

- Condutividade: capacidade de conduzir a corrente elétrica, indicando a quantidade de sólidos dissolvidos.

- Ferro: altos teores de ferro formam depósitos porosos, iniciando corrosão. Nas águas brutas é encontrado bicarbonato ferroso.

- Cloretos: na forma de cloretos de cálcio, sódio e magnésio. O íon cloreto é capaz de estabelecer pontos localizados de corrosão, altamente agressivos, tipo “piting”

- Sólidos Totais Dissolvidos (STD): é a somatória de todos os íons dissolvidos na água, que causam condutividade. Quanto maior o STD, maior a velocidade de incrustação e corrosão. É expresso em NaCl.

PROCESSAMENTO DE
MATERIAIS CIRÚRGICOS

As autoclaves a vapor requisitam características específicas da água, para preservar a vida útil do equipamento e do instrumental, bem como a validação do processo de esterilização.

A água para o processo de esterilização a vapor não pode conter dureza, condutividade e concentração de ferro, para inibir formação de incrustação, corrosão e arrastes.
CARACTERÍSTICAS
FÍSICO-QUíMICAS DA ÁGUA
.

São definidas a partir do conhecimento de alguns conceitos:

- pH: é a medida de concentração de hidrogênio (H+) na água que confere característica ácida (<7), neutra(=7) ou alcalina (>7).

- Alcalinidade: indica a capacidade de reação de um meio, sendo expressa em ppm de CaCO3. É originada, principalmente, por íons carbonato, bicarbonato e hidroxila. Estas três formas são encontradas concomitantemente.

- Gases dissolvidos : mais comuns são: dióxido de carbono (CO2), Oxigênio (O2), nitrogênio (N2), amônia ( NH3) e o sulfeto de hidrogênio (H2S). A presença elevada de CO2 na água produz ácido carbônico, causando a queda do pH.

- Dureza: presença de sais alcalinoferrosos (cálcio, magnésio e outros). A

 

 
 
< página 01 - página 02 - página 03 >