Outubro 2007
 
Página 02
 



 
 

• Satisfação do Cirurgião

"Um instrumental cirúrgico de excelente qualidade é para o cirurgião o que uma raquete de tênis perfeitamente encordoada e balanceada é para o melhor tenista do mundo". Os instrumentais são as ferramentas de um negócio e uma extensão da habilidade e, se um instrumental estiver sem corte, torto, desalinhado ou trincado, atuará na eficiência com que o profissional realizará seu trabalho. Como cada instrumental cirúrgico tem a sua característica e pode ser até extremamente delicado, assim será o seu reparo. Este deve estar em sintonia com o mesmo cuidado e precisão com que o médico o manuseia e deve apresentar o tipo de corte e ação que o médico espera e necessita na sala cirúrgica. Espera-se que um técnico qualificado em reparos conheça não apenas as exigências de cada instrumental (por exemplo: se ele corta tecido, músculo, osso, suturas, etc.), mas também a ação de cada instrumental (por exemplo, se ele esmaga, corta, apara, morde, etc.). O técnico pode testar o instrumental reparado e imediatamente opinar se ele está funcionando adequadamente ou não. Além disso, as preferências pessoais do cirurgião geralmente podem ser atendidas consultando-se o técnico, quando necessário.

Redução do Inventário de Instrumentais

A manutenção rotineira de instrumentais é um gasto que diminui em longo prazo e não será percebido como “provisão de recursos ou de compras”. Colocado assim, os instrumentais durarão mais e os custos com substituições diminuirão. Os cuidados dedicados aos instrumentais permitirão alcançar o máximo de vida útil, sem investimento em novas peças.


Com o Programa de Manutenção Preventiva, a necessidade de peças adicionais no inventário tende a diminuir no curto prazo. Tanto médicos quanto enfermeiros ficam despreocupados porque

 

os instrumentais danificados receberão rápida atenção e estarão sempre em condições técnicas adequadas de uso. Ainda, fica praticamente eliminada a necessidade de ter peças de inventário em excesso (avulsos ou reservas) para compensar a ausência de instrumentais.

Rastreamento de Reparos de Instrumentais

Quantas vezes um porta agulhas necessita de novas widias? Quanto tempo uma tesoura fica sem corte? Porque um instrumental entorta?

Acesso imediato a reparos geralmente encoraja os enfermeiros a pensarem em termos de melhoria da qualidade dos seus instrumentais. Manter os instrumentais em perfeitas condições de uso é economicamente viável, melhor que substituir repetidamente por marcas inferiores. Além disso, há aumento na satisfação do cirurgião, que, certamente, irá refletir na escolha do Hospital que ofereça instrumentais da melhor qualidade.

O cuidado e o manuseio adequados de instrumentais é uma indicação aos cirurgiões que não apenas os administradores dos hospitais estão conscientes de suas necessidades profissionais, mas que continuam a ser proativos em resolvê-los. Melhores resultados cirúrgicos, melhor cuidado com o paciente e um ambiente cirúrgico mais eficiente é alcançável oferecendo a sua equipe a segurança de trabalhar com uma empresa qualificada para reparar instrumentais cirúrgicos.

Assim: Instrumentais com boa manutenção têm maior probabilidade de resistir à falhas intraoperativas. Conseqüentemente, a segurança do paciente não fica comprometida e a exposição do hospital à responsabilidade fica reduzida.

 
 

 
  < página 01 - página 02 >